O CEGAL – Centro Espírita Grupo André Luiz – completou em outubro de 2009 50 anos de existência. Sua história começou em 1959, quando seus fundadores, a Sra. Cândida Salvador e o Sr. Maceió de Goiaz Leite, realizavam uma campanha chamada “Campanha do Quilo”. A Campanha consistia em buscar doações (alimentos, roupas, materiais de higiene, etc) para produzir cestas que eram entregues, naquela época, para cerca de 80 famílias cadastradas.
No final da década de 70, o CEGAL recebeu uma doação de um lote para a construção de um prédio que abrigasse melhor as suas atividades sociais. A construção só começou em 1983, e, por falta de recursos, o prédio só ficou pronto em 1992. Porém, durante este longo período de construção, o CEGAL não ficou parado, e continuava com seus trabalhos assistenciais, iniciando assim o que hoje chamamos de Obras Sociais do CEGAL (OSCEGAL).
O primeiro trabalho realizado pelas OSCEGAL foi a Escola Profissionalizante Amazília Neto, que consistia em uma fábrica de calçados, e seu objetivo era ensinar uma profissão aos adolescentes que eram atendidos no trabalho de distribuição de sopa que as Obras Sociais realizavam nos anos 80. Este trabalho recebeu doações do programa Criança Esperança.
A partir de 1990 as Obras Sociais do CEGAL buscando estender o seu campo de atuação e contribuição, assumiu também a nobre tarefa da educação através do ensino formal fundando a Escola Espírita André Luiz. A Escola hoje possui duas unidades: uma no Setor Sol Nascente, em Goiânia (onde fica a sede das OSCEGAL), e outra no Jardim das Oliveiras, bairro carente de Senador Canedo (onde fica situada a sede do Posto de Assistência das OSCEGAL). Para a construção da Escola Espírita André Luiz, unidade II (de Senador Canedo) as Obras Sociais do CEGAL receberam doações da Fundação Alemã Lateinamericana Zentrum E.V.